Dentro dos Transtornos do Desenvolvimento, destaca-se o Autismo, ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para o qual a Homeopatia também pode ser usada como tratamento auxiliar. Apresentamos breve resumo de relato de caso da atuação homeopática frente ao referido transtorno.
Contextualizando brevemente, o TEA atualmente é entendido como um transtorno de transição gradual cujas bases estão em deficiências na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos. Tratamentos psicofarmacológicos têm resultados desapontadores, e os prejuízos permanecem. O tratamento homeopático, com a visão da totalidade sintomática e não apenas patológica, pode auxiliar na condução do distúrbio.
O Artigo em questão relata a trajetória de um menino de 11 anos, que começou a falar com 2 anos e meio, mas depois parou de falar até os 4 anos. Não olhava para a mãe durante amamentação. Apresentava estereotipias, “flapping” de mãos, gritava sem causa aparente e puxava os cabelos das demais crianças. Fazia então uso do medicamento risperidona. Contudo ainda apresentando muitas crises de irritabilidade, motivando consulta com Médico Homeopata. Diante da prescrição do medicamento homeopático, notou-se progressiva melhora das crises, permanecendo mais calmo e ainda, atento.
A Homeopatia, como proposta terapêutica coadjuvante, pode acrescentar segurança, eficácia e eficiência à medicina convencional, contribuindo para um tratamento focado no paciente e não somente no quadro patológico. No caso relatado, demonstrou-se que houve sucesso no tratamento e acompanhamento deste petiz com TEA.
Referência:
Ueda M. Transtorno do Espectro Autista (TEA): Relato de Caso de uma Criança Autista com Tratamento Homeopático. São Paulo: Associação Paulista de Homeopatia. Monografia, 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário